A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) realizará neste sábado (24), a partir das 9h, a terceira audiência pública para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e criar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). O evento acontecerá no auditório Lindberg Aziz Cury, na Câmara Legislativa, e será aberto à população, também transmitido online para permitir que todos possam contribuir com propostas que podem ser aplicadas em até um ano.
Zeno Gonçalves, secretário da Semob-DF, destaca a importância da participação de todos para construir uma mobilidade urbana mais eficiente, segura e inclusiva no Distrito Federal. Técnicos da Semob-DF e do Labtrans da Universidade Federal de Santa Catarina apresentarão previsões e diretrizes, além de receber sugestões da sociedade.
No curto prazo, estão previstas iniciativas para melhorar a mobilidade ativa, como instalar bicicletários nas estações de metrô, adaptar as travessias para pedestres e ciclistas em áreas prioritárias, especialmente próximas a escolas, melhorar a iluminação pública para quem se desloca à noite e implementar urbanismo tático em pontos estratégicos.
Para o transporte público, as ações imediatas incluem aumentar a frequência de linhas noturnas, adaptar terminais de ônibus e estações BRT para acessibilidade universal, realizar treinamentos para motoristas e cobradores para melhorar o atendimento, além de divulgar melhor as informações sobre linhas e horários nas paradas.
Além dessas ações rápidas, a audiência também discutirá projetos maiores para médio e longo prazo, como o BRT Sudoeste na EPNB até o Recanto das Emas, BRT Norte, Terminal da Asa Norte, VLT em Ceilândia e Taguatinga, e a extensão do metrô até o fim de Samambaia e o Terminal Setor O de Ceilândia. Para a mobilidade ativa, o foco será integrar caminhar, pedalar e o uso do transporte público com infraestrutura adequada e medidas de segurança.
O credenciamento começa às 8h30. Informações para acompanhar a transmissão online estarão disponíveis no site do PDTU e nas redes sociais da Semob-DF.
