A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (4), às 10 horas, no plenário 10, uma audiência para analisar a exclusão das disciplinas de dança e teatro da Prova Nacional Docente (PND).
O encontro foi solicitado pelo deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ).
A PND é um exame anual organizado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o propósito de auxiliar estados e municípios na escolha de professores para a rede pública do ensino básico.
Desrespeito à legislação educacional
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular consideram as artes visuais, dança, música e teatro como componentes fundamentais do currículo de Arte. No entanto, a exclusão dessas disciplinas da PND tem gerado preocupação quanto à valorização e reconhecimento dessas áreas no processo de seleção docente.
