18.5 C
Brasília
sexta-feira, 23/01/2026

Audiência de extradição de Carla Zambelli marcada para 11 de fevereiro

Brasília
chuva moderada
18.5 ° C
18.9 °
18.5 °
100 %
2.6kmh
75 %
sáb
20 °
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
19 °

Em Brasília

A Corte de Apelação de Roma agendou para o dia 11 de fevereiro a nova audiência sobre a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. Ela foi condenada no Brasil como a autora intelectual da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão sobre a extradição foi adiada pela quarta vez.

No dia 20 de janeiro, durante uma audiência fechada à imprensa na Itália, os advogados de Carla Zambelli argumentaram que a prisão que a ex-deputada cumpriria no Brasil, a Colmeia, localizada no Distrito Federal, não respeita os direitos humanos. Atualmente, Carla Zambelli está detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma.

Pedido de troca de juízes

Na mesma audiência, Carla Zambelli solicitou a substituição dos juízes que estão julgando seu caso. A defesa tem até três dias para formalizar esse pedido, que, se aceito, resultará no reinício do processo com novos juízes dedicados exclusivamente ao seu caso. Até o momento, as sessões que julgam Carla Zambelli fazem parte de um conjunto de julgamentos de diversos casos.

Mesmo que a Corte de Apelação de Roma autorize a extradição, a decisão ainda poderá ser contestada pela defesa junto à Corte de Cassação, última instância da Justiça italiana.

Contexto e condenações

Carla Zambelli foi condenada por dois processos no Brasil, ambos com trânsito em julgado:

  • Dez anos e oito meses de prisão pela invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
  • Cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, decorrente de um caso em que perseguiu um homem na rua apontando-lhe uma arma, pouco antes das eleições de 2022.

Ela renunciou ao mandato de deputada em dezembro, após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular a votação da Câmara dos Deputados que rejeitava o pedido de cassação e mantinha o mandato.

Veja Também