25.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/12/2025

Audiência da CPMI do INSS com secretário dos agricultores familiares

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
61 %
4.1kmh
40 %
qua
25 °
qui
22 °
sex
23 °
sáb
24 °
dom
22 °

Em Brasília

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realizará uma sessão na quinta-feira, dia 4, às 9 horas, para ouvir Silas da Costa Vaz, secretário da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer). A convocação foi solicitada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

De acordo com Carlos Viana, relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que, em entrevistas com 1.273 beneficiários do INSS, 97,6% afirmaram não ter autorizado descontos em seus benefícios. Além disso, quase 96% disseram não participar de associações, indicando que esses descontos podem estar ocorrendo de forma indevida.

Na mesma sessão, a CPMI deve ouvir Américo Monte Júnior, presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB). O deputado Rogério Correia (PT-MG), que solicitou essa convocação, justificou a necessidade de esclarecer o papel da entidade no contexto das suspeitas de irregularidades e descontos indevidos nos benefícios previdenciários.

O encontro acontecerá no plenário 2, da ala Nilo Coelho, no Senado Federal.

Durante a sessão, o vice-presidente da comissão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), requereu a convocação de Daniel Vorcaro, empresário dono do Banco Master, que passou recentemente por liquidação pelo Banco Central. As autoridades já investigam possíveis irregularidades envolvendo empréstimos consignados concedidos por essa instituição.

Também está em pauta o pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal da Zema Crédito Financeira. O deputado Rogério Correia destacou a necessidade de apurar possíveis conexões entre decisões governamentais, interesses eleitorais e as atividades da Zema Crédito Financeira, que possui vínculos com a família do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Além disso, Rogério Correia solicitou a convocação do próprio governador para esclarecer essas questões.

Veja Também