Em muitas ruas do Distrito Federal onde passam muitos carros, atravessar para o outro lado é difícil quando não existem passarelas. Um exemplo é a EPIA Sul, perto da Novacap. Lá, a espera é longa e, mesmo com o sinal verde, é preciso andar rápido para conseguir atravessar a tempo.
Doriedson Manoel, que tem 55 anos e mora em Águas Claras, atravessa a EPIA Sul para trabalhar e já chegou a esperar mais de 10 minutos para atravessar as pistas. Por isso, às vezes, ele atravessa correndo mesmo com o sinal vermelho, quando é possível. Ele conta que o botão para pedir o sinal demora a responder e já esperou até 15 minutos. Essa demora faz com que os pedestres atravessem com risco.
Otalmir Rodrigues, morador do Sol Nascente, também explicou que espera o sinal abrir, mesmo achando que o tempo para atravessar é curto, o que pode ser um problema para pessoas com dificuldades de locomoção. Ele acompanha pessoas nessas condições e anda devagar para ajudar.
Proteção ao pedestre é essencial
Guilherme Tampieri, especialista em gestão ambiental e cidades, explica que, apesar de o pedestre ter prioridade no trânsito, as estradas foram feitas para carros. Por isso, as regras e estruturas geralmente favorecem os veículos e dificultam a travessia dos pedestres. Ele defende a construção de passarelas como solução atual, embora o ideal seria que os carros passassem porbaixo das vias, deixando os pedestres atravessando no nível da rua, o que é mais seguro e correto.
Além disso, ele chama atenção para a acessibilidade, citando que pessoas com carrinhos, idosos e pessoas com deficiência têm um grande risco ao tentar atravessar, já que o tempo para eles pode ser insuficiente.
O que diz o DER
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) informou que em vias muito movimentadas, como a EPIA Sul, onde passam cerca de 100 mil veículos por dia, geralmente o tempo máximo de espera para o sinal abrir para pedestres é de até cinco minutos, desde que o botão seja acionado.
O semáforo funciona de forma sincronizada com outros semáforos da região, aguardando um momento seguro para parar os veículos e liberar a travessia dos pedestres.
O DER também informou que a construção de uma passarela perto da Novacap já está licitada e deve começar ainda neste trimestre, com duração estimada de 210 dias e investimento de 3,5 milhões de reais. Além disso, outra passarela está planejada na rodovia, com um investimento de 3,3 milhões de reais. Atualmente, a EPIA já tem 11 passarelas em sua extensão.
