O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que, até 2070, quase 38% da população brasileira será composta por idosos.
As comissões responsáveis pelos Direitos da Pessoa Idosa e pelo Esporte da Câmara dos Deputados realizam, nesta terça-feira (16), uma audiência pública para discutir a relevância da atividade física para o bem-estar dos idosos. O evento ocorrerá às 11 horas, no plenário 4, com formato interativo.
A iniciativa foi proposta pelo deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), que ressalta a importância da prática habitual de exercícios para manter a saúde e qualidade de vida na terceira idade.
Dr. Luiz Ovando destaca que pesquisas mostram que a atividade física ajuda a prevenir doenças crônicas, aumenta a mobilidade, fortalece os músculos e melhora o estado mental e emocional dos idosos.
O parlamentar também alerta para o rápido envelhecimento da população brasileira e enfatiza a necessidade de discutir políticas públicas que promovam hábitos saudáveis para essa faixa etária.