O indivíduo responsável pelo ataque em uma sinagoga no Reino Unido na última semana tinha conexões com o Estado Islâmico (ISIS) no momento do incidente. Essa informação foi divulgada em uma atualização feita pela Polícia da Grande Manchester (GMP) nesta quarta-feira (8/10).
Segundo as investigações, o homem, identificado como Jihad Al Shamie, entrou em contato com o serviço de emergência do Reino Unido poucos minutos após o ataque, declarando sua lealdade ao Estado Islâmico (ISIS).
“Neste estágio da nossa investigação, estamos mais seguros de que ele foi influenciado pela ideologia islâmica radical: a ligação para o 999 [serviço de emergência] faz parte dessa avaliação”, explicou a polícia de Manchester.
No dia 2 de outubro, Jihad Al Shamie atacou a sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, situada na região norte de Manchester.
Ele usou um carro preto da marca Kia para atropelar pedestres próximos ao local de culto. Após colidir contra um muro, saiu do veículo armado com uma faca e continuou a atacar as pessoas presentes.
Ao todo, o ataque resultou na morte de dois homens e deixou três pessoas feridas. O homem de 35 anos, cidadão do Reino Unido com descendência síria, foi abatido pela polícia.