21.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/12/2025

Atendimento de cirurgia plástica no Hran chega a mil por mês

Brasília
chuva moderada
21.5 ° C
23.4 °
20.4 °
89 %
2.6kmh
75 %
ter
23 °
qua
21 °
qui
20 °
sex
21 °
sáb
19 °

Em Brasília

O serviço de cirurgia plástica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) opera há quase quarenta anos, oferecendo tratamentos que transformam vidas. São quase mil atendimentos mensais, envolvendo casos de diversas complexidades.

Maria do Socorro, de 59 anos, é uma paciente que recebeu atendimento após um grave acidente de carro. Acompanhada pela equipe há nove anos, ela expressa profunda gratidão pelo cuidado recebido: “Sinto muita gratidão a toda a equipe responsável pelo tratamento; todos ajudam com amor e carinho”.

O cirurgião plástico Antônio José Pacheco destaca que a cirurgia plástica vai além do aspecto físico: “Quando realizamos uma plástica, melhoramos a qualidade de vida, devolvemos a autoestima e a vontade de viver. Não é apenas estética; as pessoas enfrentam dificuldades com a aparência e o preconceito da sociedade”.

Outro exemplo é Maria das Graças Gomes, 76 anos, que realizou reconstrução mamária após um câncer agressivo. Ela relata: “A equipe trouxe minha autoestima de volta. Por dois anos, fiquei mutilada, não me olhava no espelho nem me cuidava. Hoje, uso biquíni, vou à praia e aproveito a vida”.

Como solicitar atendimento

As cirurgias plásticas no Hran abrangem tratamentos em membros como braços e pernas, pacientes com queimaduras, fissuras, sequelas de acidentes e casos de câncer de pele. O serviço também atende frequentemente vítimas de mordidas de animais, especialmente cachorros.

Por ser especializado, o encaminhamento para a cirurgia plástica é feito via Complexo Regulador. O processo inicia-se nas unidades básicas de saúde (UBSs), que encaminham o paciente para avaliação pela equipe de cirurgia plástica. Se necessário, o paciente é adicionado à lista de espera para o procedimento.

Informações da Secretaria de Saúde

Veja Também