As unidades de atendimento da Justiça Eleitoral do Distrito Federal ficarão com as portas abertas durante todos os 13 dias que faltam para o término do prazo para recadastramento eleitoral, 31 de março. A determinação partiu do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, desembargador Mario Machado.
Até ontem (18), cartórios, postos e postos avançados da Justiça Eleitoral contabilizam a realização de 1 mi 497 mil 137 recadastramentos. Isso significa que, dos 1 mi 808 mil e 54 eleitores do DF obrigados a atualizar os dados junto à Justiça Eleitoral, um total de 82,80% já o fizeram.
Mas, para os 310 mil 917 eleitores que deixaram para este momento, haverá a chance de realizar o recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos em qualquer data, até o dia 31 de março. Mesmo nos finais de semana. Para isso, o TRE-DF montou um esquema de plantão até o encerramento do prazo.
Nos dias 22 e 23, o horário de atendimento será das 8h às 14h. À exceção do posto de atendimento avançado do Shopping Pátio Brasil, que funcionará no dia 22 das 10 às 14h e, no dia 23, não funcionará. O posto será fechado, em definitivo, no dia 28. Nos dias 29 e 30, as unidades também atenderão em horário estendido das 8h às 14h. No dia 31, quando finda o prazo para a realização da Biometria no DF, haverá expediente das 8h até as 18h em todas as unidades de atendimento.
O eleitor precisará apenas de um documento de identidade e um comprovante de residência para se recadastrar. E poderá escolher qualquer unidade da Justiça Eleitoral no DF. Contudo, se escolher não realizar a biometria, ele terá o título cancelado, ficando impedido de votar nas Eleições Gerais de 2014, quando, no DF, haverá eleições para Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Distrital. Além disso, não poderá tirar passaporte ou requerer aposentadoria.
Além dos eleitores do DF, o atendimento da Justiça Eleitoral está disponível aos que desejam tirar o título de eleitor pela primeira vez. Desde o dia 25 de fevereiro do ano passado (2013), ingressaram no cadastro de eleitores 97 mil 539 novos eleitores. A eles se somaram 115 mil 16 títulos transferidos para a Capital. Com isso, o número de atendimentos chegou a 1 mi 709 mil 692.
