Duas pessoas perderam a vida durante o primeiro ataque realizado pelos Estados Unidos contra uma embarcação no Oceano Pacífico, próximo à costa da América do Sul. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22/10) pelo secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth.
Sem apresentar evidências, o chefe do Pentágono declarou que dois “narcoterroristas a bordo durante o ataque” foram eliminados na ação.
Em um comunicado, Hegseth explicou que a operação teve como alvo um barco que navegava pelo Oceano Pacífico transportando drogas ilícitas.
Com essa ação, os Estados Unidos já realizaram oito ataques contra embarcações nas proximidades da América do Sul, com a maioria concentrada na região do Caribe, perto da Venezuela.
Desde o começo de setembro, navios de guerra e caças F-35 dos EUA estão posicionados na área para combater o narcoterrorismo, conforme anunciado anteriormente por Trump.
As operações contra o tráfico de drogas na região do Caribe coincidem com acusações que envolvem o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, supostamente ligado ao cartel de Los Soles.
Trump afirma que a presença militar dos EUA na região não tem como objetivo uma intervenção na Venezuela. Entretanto, a Casa Branca já declarou que os Estados Unidos usarão todo o seu poder contra o líder chavista devido à alegada conexão de Maduro com o tráfico internacional de drogas.
