Uma unidade da Yokohama Rubber, localizada na cidade de Mishima, na província de Shizuoka, Japão, foi cenário de um ataque violento na sexta-feira, 26 de dezembro. Um funcionário do local, por volta dos 30 anos, feriu 14 pessoas com uma faca. O suspeito foi detido no local.
O incidente ocorreu por volta das 16h30 no horário local (madrugada no Brasil). O número de vítimas confirmadas subiu para 14, todas encaminhadas para hospitais próximos, sendo que ao menos um dos feridos encontra-se em condição grave.
Segundo as informações da imprensa local, o agressor usou uma arma tipo faca de sobrevivência e usava uma máscara similar à de gás. Há suspeitas de que um produto químico à base de cloro, possivelmente água sanitária, tenha sido espalhado na área, levantando a hipótese de risco químico adicional, sem maiores detalhes divulgados pelas autoridades até o momento.
A polícia da província de Shizuoka tomou rapidamente o controle da situação, isolando a área em torno da fábrica para garantir a segurança. Equipes do corpo de bombeiros, polícia e ambulâncias atuaram intensamente no local.
A região onde a fábrica está situada é conhecida por sua tranquilidade, o que fez o ato provocar forte impacto na comunidade local. Moradores e comerciantes relataram momentos de caos com alerta sonoro constante e intensa movimentação de veículos de emergência.
Sobre a empresa
A Yokohama Rubber é uma companhia centenária fundada em 1917, com sede em Hiratsuka, província de Kanagawa. A empresa é especializada na produção de pneus para veículos leves, máquinas agrícolas e equipamentos de construção. Sua unidade de Mishima ocupa uma área de 112 mil metros quadrados e empregava 987 trabalhadores até dezembro de 2024.

