Os aeroportos mais movimentados da Europa, como Bruxelas, Berlim e Heathrow, em Londres, enfrentaram interrupções digitais que afetaram os sistemas de check-in e despacho de bagagens, resultando em atrasos, informou a Collins Aerospace, fornecedora internacional de sistemas de check-in para aeroportos.
A empresa aeroespacial comunicou: “Detectamos uma interrupção nos serviços do nosso software Muse em certos aeroportos” após relatos de falhas em pelo menos três hubs europeus, que ocasionaram atrasos e cancelamentos de voos.
Segundo a Collins Aerospace, o problema impactou apenas o check-in eletrônico e o despacho de bagagens, e pode ser contornado com a adoção de processos manuais.
No aeroporto de Bruxelas, pelo menos dez voos foram cancelados e outros dezessete sofreram atrasos superiores a uma hora, devido a um ataque cibernético ocorrido na noite de sexta-feira.
O aeroporto recomendou que passageiros que viajassem no sábado verificassem o status de seus voos com as companhias aéreas antes de irem aos terminais, devido à realização apenas de check-in e embarque manuais.
O aeroporto de Heathrow, em Londres, o maior da Europa, também relatou que seus sistemas de check-in e embarque, fornecidos pela Collins Aerospace, foram atingidos por um “problema técnico” que pode atrasar os passageiros.
Já o aeroporto de Berlim informou, em seu site, que “devido a um problema técnico envolvendo um provedor europeu, os tempos de espera no check-in aumentaram” e que esforços estavam em andamento para resolver a questão rapidamente.
As autoridades de Heathrow e Berlim não divulgaram a causa dos problemas técnicos. O aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, e o de Zurique, na Suíça, não foram afetados.
Este suposto ataque ocorreu apenas um dia depois do aeroporto de São Petersburgo, na Rússia, relatar uma invasão em seu site.