A ASUS começou a comercializar no Brasil uma das placas de vídeo mais poderosas do mundo: a ROG Ares III. A má notícia é o preço e a quantidade de unidades disponíveis: apenas duas das 250 espalhadas pelo mundo. Cada uma custa R$ 11 mil. O modelo é dedicado a quem deseja o máximo desempenho em jogos e aos amantes de overclock, já que há resfriamento à água e GPU Tweak para levar a unidade de processamento gráfico ao limite.
A ROG Ares III é equipada com duas GPU AMD Radeon Hawaii XT R9 290X e 8 GB de memória RAM GDDR5. Apesar da potência, a placa de vídeo é fina e ocupa apenas um slot, além de contar com um bloco de água EK feito para se encaixar com precisão à placa.
A promessa da fabricante é oferecer 25% menos temperatura do que a R9 295X2, da AMD. Em um comparativo feito pela ASUS usando o benchmark 3D Mark Fire Strike Extreme, sua poderosa GPU obteve 15% mais desempenho geral e forneceu 33% mais frames do que a GTX Titan Z, da Nvidia, ao rodar o Battlefield 4 em resolução 4K.
A ROG ARES III roda originalmente a 1.030 MHz (5.000 MHz na memória) e traz um módulo regulador de voltagem capaz de reduzir o ruído em 30% e ampliar a eficiência energética em 15% em comparação com concorrentes. A capacidade de tolerância à modulação de voltagem da placa é um dos elementos que contribuem para aumentar seu potencial de overclocking.