Sérgio Frederico Moraes de Albuquerque Cardoso, assessor especial da Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais do Distrito Federal, foi gravado em estado de embriaguez, proferindo xingamentos contra um agente do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). O incidente aconteceu após ele se envolver em um acidente na Ponte JK na última semana.
Durante abordagem feita por agentes do Detran e policiais militares, Sérgio Frederico apresentou comportamento agressivo e falas desconexas. Em determinado momento, direcionou insultos ao agente de trânsito, afirmando: “Você é um bosta”.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia da Asa Sul como embriaguez ao volante e acidente sem vítimas. O teste do bafômetro apontou 1,24 mg de álcool por litro de ar alveolar. Sérgio assinou um termo circunstanciado, pagou fiança de R$ 1 mil e foi liberado.
O veículo ficou sob a responsabilidade da Polícia Militar, conforme consta no boletim de ocorrência, embora não tenha sido registrado no sistema da corporação.
Em nota, a Secretaria de Relações Internacionais informou que tomou conhecimento do episódio em 28 de julho e imediatamente iniciou um processo administrativo na Casa Civil com a documentação necessária para as medidas cabíveis. No mesmo dia, Sérgio Frederico protocolou pedido de exoneração, ainda não publicado no Diário Oficial do DF. Atualmente, encontra-se de licença médica.
A coluna mantém o espaço aberto para eventuais manifestações da defesa do servidor.