21.5 C
Brasília
segunda-feira, 27/10/2025

Aspectos políticos deixados de lado em diálogo com os EUA, diz governo

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
18.9 °
56 %
3.1kmh
0 %
seg
31 °
ter
32 °
qua
32 °
qui
33 °
sex
24 °

Em Brasília

Kuala Lumpur – O Secretário Executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa, declarou que os aspectos políticos foram superados e não influenciarão nas negociações sobre a tarifa imposta pelos Estados Unidos. Ele teve uma conversa na manhã de segunda-feira (26/10) na Malásia, que corresponde à noite de domingo (25/10) no Brasil, com o representante comercial dos EUA (USTR), Jamieson Greer.

“Estamos avançando de maneira excelente, com um quadro mais otimista. Isso se deve ao compromisso político assumido pelo governo norte-americano, reafirmado recentemente. Esperamos um acordo nas próximas semanas. É necessário que a taxação aplicada ao Brasil seja revertida, pois não possui fundamentos válidos”, afirmou Márcio Rosa durante coletiva de imprensa.

O secretário citou as alegações da Casa Branca de que o Brasil estaria perseguindo politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado do presidente Donald Trump, assim como a suposta restrição às redes sociais, pontos mencionados pelo republicano ao impor uma tarifa geral de 50% sobre produtos brasileiros.

Rosa enfatizou que “existe resolução política para que um acordo seja alcançado” e revelou que, na reunião com Greer, ficou definido que uma equipe de alto nível do governo brasileiro irá a Washington para continuar as tratativas. “Os aspectos políticos não fazem mais parte das discussões, nem deveriam ter estado. Assim, estamos tratando de um acordo comercial, sem outros interesses envolvidos”, concluiu.

O Ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também participou do encontro com os EUA, mencionou que foi estabelecido um cronograma de reuniões focadas nos setores mais impactados pelas tarifas. “Comprometemo-nos a trabalhar para firmar um acordo nas próximas semanas”, ressaltou.

Também esteve presente a agenda o embaixador Audo Faleiro, assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais. Ele acompanhou Vieira e Rosa durante o primeiro encontro entre os presidentes Lula e Trump, ocorrido no domingo durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O encontro entre os auxiliares, que contou com a participação do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessett, é considerado o início efetivo das negociações, enquanto a reunião entre Lula e Trump serviu principalmente para restabelecer o diálogo. Segundo assessores presentes, a conversa foi mais voltada a termos gerais, com o líder norte-americano ouvindo mais do que falando.

O presidente brasileiro solicitou a suspensão das tarifas enquanto as negociações estiverem em andamento, além de se colocar à disposição para contribuir na mediação da crise entre os EUA e a Venezuela. O chefe da Casa Branca mostrou interesse em solucionar a questão econômica.

Veja Também