Tá louco pra aprender uma língua nova, mas não tem tempo, dinheiro, paciência, energia, etc, etc. Ok, as desculpas são muitas e todas elas compreensíveis e verdadeiras, afinal hoje em dia a correria parece fazer parte da vida de todo mundo.
Mas existem alternativas mais práticas, econômicas e versáteis. Além dos apps e videoaulas uma excelente alternativa para quem quer dominar um idioma, mas não consegue encaixar as aulas na agenda são as redes sociais voltadas para o aprendizado de línguas.
É a maior rede social de aprendizagem de idiomas do mundo. Com 50 milhões de usuários cadastrados em mais de 200 países, tem como principal objetivo simplificar o aprendizado.
Ao todo, são 12 idiomas que podem ser aprendidos gratuitamente: inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, português, russo, mandarim, japonês, árabe, polonês, turco e o busuu, o idioma africano que deu nome ao app, falado por apenas 8 pessoas no mundo e que corre grandes riscos de extinção.
A plataforma funciona de forma bem semelhante ao Facebook. É possível enviar convites a amigos, criar grupos de prática oral, correção de textos ou discussão e trocar experiências com falantes que tem a língua buscada como idioma materno.
É uma espécie de Airbnb dos professores de idioma. Lançada em 2007, em Xangai, a plataforma coloca o usuário em contato com uma rede de cerca de 5.000 docentes, de 100 línguas diferentes, com graduação universitária ou não, os chamados community teachers.
O registro é gratuito, mas cada professor fixa um preço, que está por volta de 27 reais por hora, dependendo do idioma.
O Italki não oferece material didático, mas em compensação disponibiliza uma rede de mais de um milhão e meio de pessoas para estimular a prática gratuita via Skype.
Com 16 milhões de usuários cadastrados, essa rede social te coloca em contato com nativos para que você aprenda e pratique 35 idiomas diferentes. Os usuários podem conversar entre si, corrigir exercícios uns dos outros, ou criar pequenas tarefas e desafios.
Todas as ações são gratuitas, e o diferencial do Livemocha está na gamificação. A proposta da rede social é que as pessoas possam aprender um novo idioma enquanto se divertem, sem sofrimento ou tédio.
Os usuários acumulam pontos corrigindo exercícios, ou ajudando com revisões e traduções e podem trocá-los pelo acesso à lições pagas.