Artistas do Brasil e do exterior expressaram tristeza pela partida do multi-instrumentista Hermeto Pascoal. O músico faleceu aos 89 anos, conforme comunicado divulgado na noite de sábado (13/9) pela equipe do artista em seu perfil oficial no Instagram.
“Com serenidade e amor anunciamos que Hermeto Pascoal passou para o plano espiritual, cercado pela família e companheiros de música. Como sempre nos ensinou, não devemos deixar a tristeza dominar: ouçamos o vento, o canto dos pássaros, o som da água e da cachoeira, a música universal permanece viva”, escreveu a assessoria.
O cantor e compositor Tiago Iorc comentou na postagem afirmando que o instrumentista “nunca foi deste plano”. “Ele sempre nos mostrou a imensidão do que somos. Boa viagem, maestro”, declarou.
O saxofonista americano Kamasi Washington também exaltou a importância de Hermeto Pascoal. “Descanse em paz, grande mestre! Agradecemos por todos os belos sons que deixou para nós na Terra. Sua vida e obra continuarão inspirando a todos!”, escreveu.
O humorista Whindersson Nunes, natural do Piauí, ressaltou que Hermeto “segue vivo através de suas composições”. Já o baixista Michael Pipoquinha, do Ceará, definiu o artista como o “anjo dos sons”.
Morte e legado
A causa do falecimento não foi revelada. Hermeto Pascoal estava internado no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro. Ele deixa seis filhos, 13 netos e 10 bisnetos.
Nascido em 1936 na cidade de Lagoa da Canoa, no estado de Alagoas, Hermeto integrou o grupo musical “Sambrasa Trio”. Reconhecido mundialmente, o músico foi três vezes ganhador do Grammy Latino e é considerado um ícone da música brasileira.
No ano anterior, lançou aos 88 anos o álbum “Pra Você, Ilza”, criado em homenagem à esposa Ilza da Silva, sua companheira por mais de quatro décadas e mãe de seus seis filhos.
Desde pequeno interessado pela música, Hermeto aprendeu sozinho a tocar acordeom, flauta e pandeiro ainda aos 10 anos. Aos 15, passou a atuar profissionalmente com seu irmão no Recife, capital de Pernambuco.
Comunicado oficial
Publicação veiculada no perfil oficial do artista:
“Com serenidade e amor anunciamos que Hermeto Pascoal passou para o plano espiritual, cercado pela família e companheiros de música. Que possamos ouvir o vento, o canto dos pássaros, o som da água e da cachoeira, pois a música universal segue viva.”