21.5 C
Brasília
domingo, 19/10/2025

Artista italiano chama atenção com venda de escultura invisível por R$ 87 mil

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.7 °
20.4 °
79 %
3.6kmh
75 %
dom
29 °
seg
24 °
ter
23 °
qua
26 °
qui
21 °

Em Brasília

O artista italiano Salvatore Garau voltou a ganhar destaque nas redes sociais ao vender uma escultura invisível por R$ 87 mil. Nomeada “Eu Sou”, a obra é imaterial, ou seja, não tem existência física, pelo menos não fora da mente do artista.

A peça foi ‘exposta’ em um espaço vazio de 1,5m por 1,5m, e o comprador recebeu apenas um certificado de autenticidade. Conforme explicado por Garau, a escultura existe porque é feita de “ar e espírito”.

Originalmente leiloada em 2021 por 15 mil euros, a obra voltou a ganhar notoriedade após o perfil britânico Pubity, que conta com 40 milhões de seguidores, publicar sobre a performance invisível, alcançando quase 1 milhão de curtidas.

O artista defende que não vendeu algo vazio, mas sim um vácuo. Ele explica: “O vácuo é um espaço repleto de energia; mesmo que pareça vazio, segundo o princípio da incerteza de Heisenberg, ele contém energia que se condensa e transforma em partículas, ou seja, em nós.”

Uma publicação compartilhada por Salvatore Garau (@salvatore_garau)

Garau ainda comenta: “Quando escolho expor uma escultura imaterial em um espaço, aquele local concentra uma certa densidade de pensamentos em um ponto exato, formando uma escultura que pode assumir diversas formas, assim como não moldamos uma divindade que nunca vimos.”

No certificado de autenticidade, está escrito que se trata de uma escultura imaterial para ser colocada em um espaço livre de obstáculos, com dimensões aproximadas de 200 x 200 cm. A peça vem acompanhada de certificado emitido pelo artista, registrada sob o número IM5, pertencente a uma coleção particular em Milão, com valor estimado entre 12 mil e 16 mil euros.

Iluminar e controlar a temperatura do local são opções, pois, de fato, a obra não pode ser vista. Essas orientações estão descritas no certificado oficial, assinado e carimbado por Salvatore Garau, entregue ao comprador da escultura.

Veja Também