20.5 C
Brasília
domingo, 07/12/2025

Arsênico é encontrado em erva medicinal vendida na Suécia

Brasília
aguaceiros fracos
20.5 ° C
20.9 °
19.5 °
88 %
1.5kmh
75 %
dom
22 °
seg
24 °
ter
23 °
qua
23 °
qui
26 °

Em Brasília

As autoridades suecas de regulação de alimentos informaram ter encontrado doses extremamente elevadas de arsênico em uma erva medicinal chinesa vendida no país, de acordo com a Agência France Presse (AFP).

A substância tóxica e letal foi encontrada no produto chamado Niu-Huang Chieh-tu-pien, que, segundo vendedores de medicina tradicional chinesa, cura males como dor de dente a infecções dermatológicas, passando por anorexia e febre infantil.

A dose recomendada fornece uma quantidade diária de arsênico inorgânico que, no pior das hipóteses, é apenas a metade da dose mais baixa que pode levar à morte”, diz o toxicologista Leif Busk em um comunicado de imprensa, de acordo com o jornal sueco Aftonbladet.

Este produto também é comercializado com os nomes indianos de Divya Kaishore Guggul e Chandraprabha Vati.

A Suécia informou que já alertou as demais autoridades europeias de alimentos sobre o problema e que o produto foi recolhido do mercado. Este produto também é encontrado em sites especializados no Brasil.

Veja Também