26.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/06/2025




Arquivo do DF mostra filme único sobre a criação de Brasília

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
26.5 °
21.1 °
39 %
1.5kmh
0 %
ter
25 °
qua
28 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
19 °

Em Brasília

A Praça dos Três Poderes será o local, neste sábado (28), para a estreia do filme Brasília 65 anos – Do Sonho ao Concreto: Heróis Anônimos, que traz cenas inéditas da formação da capital do país. Com sessões às 16h30 e 18h, a exibição gratuita faz parte das comemorações do primeiro ano do Café-Escola Senac Casa de Chá, situado no emblemático espaço desenhado por Oscar Niemeyer.

Produzido pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) em parceria com o Senac-DF, o documentário recupera a memória da fundação de Brasília por meio da digitalização de filmes antigos preservados durante os anos. Dirigido por Walther Neto e narrado pelo ator Jackson Antunes, o filme apresenta imagens únicas dos primeiros tempos da cidade, além de relatos dos trabalhadores que participaram da construção.

Segundo o superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano, o projeto destaca o compromisso da instituição em valorizar a história da capital. “Digitalizar, roteirizar e mostrar ao público as primeiras imagens — muitas inéditas — da construção de Brasília reforça nosso dever de preservar e divulgar a história da cidade que, em 2025, completará 65 anos”, declarou.

A produção também presta homenagem aos milhares de operários, engenheiros e servidores que deixaram suas cidades para ajudar na criação de Brasília. “O ArPDF, que alcança 40 anos, desejou, em parceria com a Abrasci, oferecer uma homenagem justa aos homens e mulheres que transformaram uma utopia em realidade”, completou Scigliano.

Exposição documental

Além da exibição do filme, o público poderá apreciar uma exposição documental com fotos e documentos inéditos de Oscar Niemeyer, incluindo registros pouco conhecidos sobre a criação da capital e da Casa de Chá. A mostra ficará aberta até 10 de julho, com entrada gratuita.

Casa de Chá como ponto de encontro

Desde a reabertura como Café-Escola em parceria com o Senac, a Casa de Chá tem atraído moradores e turistas. Em 11 meses, o espaço recebeu mais de 156 mil visitantes e serviu quase 2,9 mil litros de café. O projeto une formação profissional, cultura e gastronomia, em um local que representa a identidade de Brasília.

“O Café-Escola surgiu para unir ensino profissional, atendimento de qualidade e valorização do patrimônio cultural da cidade. Em um ano, se tornou um ponto de encontro para brasilienses e turistas”, destacou o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a exibição do documentário reforça a ligação com a história da cidade. “Comemoramos este primeiro ano resgatando histórias que nos conectam ao sonho da criação de Brasília”, afirmou.

Programação da exibição

  • Quinta-feira (26): Sessão exclusiva para convidados
  • Sexta-feira (27): Sessão às 16h para alunos do Senac-DF
  • Sábado (28): Sessões às 16h30 e 18h, abertas ao público geral. Ingressos gratuitos pelo site Sympla

Orientação para estacionamento: os veículos devem ser estacionados nas proximidades da Praça dos Três Poderes ou no Espaço Oscar Niemeyer, localizado atrás da Bandeira do Brasil.

Informações fornecidas pela Agência Brasília.




Veja Também