No total, 694 produtos brasileiros foram poupados das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que promulgou uma ordem executiva estabelecendo uma taxa de 50% sobre exportações brasileiras. Essa informação foi divulgada em documentos oficiais da Casa Branca, publicados na quarta-feira (30/7).
Os produtos livres da tarifa incluem suco e polpa de laranja, minérios de ferro, derivados do petróleo, castanhas, carvão e componentes de aeronaves civis, beneficiando diretamente a empresa Embraer.
Até agora, o governo de Trump não especificou a alíquota que será aplicada aos produtos isentos.
A Casa Branca confirmou que a sobretaxa de 40% contra o Brasil, que se soma a um adicional de 10% imposto em abril deste ano, não se baseia apenas em motivos econômicos.
Em comunicado, a administração norte-americana declarou que a retaliação econômica responde diretamente às chamadas “políticas e ações atípicas” adotadas pelo governo brasileiro, que estariam prejudicando empresas, cidadãos dos EUA e a política externa estadunidense.
Entre essas ações, destacam-se o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de liderar uma organização criminosa que tentou um golpe de Estado no Brasil em 2022. Além disso, a Casa Branca mencionou decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impactaram plataformas de redes sociais americanas.