Um novo aplicativo gratuito foi criado para ajudar agricultores, técnicos e trabalhadores rurais do semiárido a encontrar os melhores locais para construir barragens subterrâneas e assim enfrentar períodos de seca mais facilmente. O aplicativo chama-se GuardeÁgua e está disponível para celulares Android na Play Store, além de ter uma versão para uso pela internet.
Desenvolvido pela Embrapa Solos, em parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), o app ainda está em fase de testes. Ele foi pensado para ajudar a decidir com mais precisão onde a tecnologia das barragens subterrâneas pode ser implantada com sucesso, uma solução importante para manter o solo úmido e permitir plantações durante a falta de chuvas.
A Embrapa Solos destaca que apesar das barragens subterrâneas serem já uma técnica consolidada, nem todos os terrenos são indicados para sua construção. O GuardeÁgua foi feito para diminuir erros na escolha do lugar, usando critérios técnicos para a análise.
O aplicativo é simples de usar e orienta os usuários a identificar regiões adequadas para instalar a barragem. Pode funcionar offline, permitindo seu uso em áreas sem internet; quando a conexão retorna, os dados são sincronizados automaticamente.
Para a avaliação, o usuário informa dados sobre o solo, relevo, clima, geologia e vegetação. Com essas informações, o app gera um dos três pareceres possíveis:
- Apto: local indicado para a barragem subterrânea;
- Restrito: local viável, mas com algumas limitações técnicas;
- Inapto: área não recomendada para esta tecnologia.
O resultado da análise pode ser visto na tela ou baixado em PDF, contendo explicações técnicas para o resultado.
Orientações para o manejo
Além de avaliar a viabilidade da barragem, o GuardeÁgua oferece orientações básicas para o cuidado do solo e da água, sugerindo práticas de conservação e irrigação para áreas classificadas como “Apto” ou “Restrito”.
O app também indica quais culturas agrícolas são recomendadas para cada local avaliado. Ao escolher uma cultura, o usuário é direcionado ao Portal Embrapa, onde encontra informações técnicas sobre produção, sistemas de cultivo e criação de animais. A ferramenta ainda integra dados que indicam o melhor período para o plantio em cada município.
Capacitações previstas
A Embrapa Solos divulgou que estão programados treinamentos em todos os 11 estados do semiárido brasileiro no primeiro semestre de 2026, coordenados em parceria com a ASA e com apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Durante o lançamento do aplicativo, foram realizados treinamentos práticos em propriedades rurais em São José da Tapera (AL), que são referências no uso das barragens subterrâneas.
Lançamento e homenagem
O lançamento oficial aconteceu em Santana do Ipanema (AL) e contou com a presença de representantes do Ministério, da Embrapa, da ASA, da prefeitura local, do Senar Alagoas e de agricultores familiares. O evento homenageou o pesquisador Luís de França da Silva Neto, da Embrapa Solos, que liderou o desenvolvimento do aplicativo e faleceu em outubro de 2024, aos 44 anos.
Luís de França era reconhecido por sua contribuição em projetos para a agricultura familiar e manejo sustentável do solo. Seu trabalho foi fundamental para o avanço da tecnologia das barragens subterrâneas no semiárido.

