O Programa Celular Seguro, iniciado em dezembro de 2023, já conta com mais de 2,9 milhões de usuários registrados e emitiu mais de 153 mil alertas para bloqueio de celulares.
Este aplicativo oficial do governo federal ajuda a bloquear smartphones e aplicativos digitais quando há perda, roubo ou furto do aparelho, protegerando os usuários contra o uso indevido.
A iniciativa foi criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Desde o lançamento até junho deste ano, o app registrou mais de 70 mil alertas devido a roubos, 50 mil por furtos e cerca de 31 mil alertas por perdas de dispositivos.
O programa também conta com quase 2 milhões de pessoas indicadas pelos usuários como responsáveis por auxiliar no bloqueio dos aparelhos em caso de perda ou furto.
O principal objetivo é proteger os cidadãos contra crimes envolvendo celulares, tornando aparelhos roubados inutilizáveis, desestimulando o comércio ilegal. Em 2023, foram registrados mais de 937 mil casos de celulares roubados no Brasil.
Consulta antes da compra
O MJSP lançou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR) para que compradores verifiquem se um aparelho possui algum impedimento antes de adquiri-lo.
O CNCR reúne informações da Base Nacional do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), gerenciada pela Anatel, e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), facilitando consultas para órgãos de segurança e consumidores.
Como usar o aplicativo
- Baixe o Celular Seguro na Google Play (Android) ou App Store (iPhone).
- Faça login com a conta gov.br, usando CPF e senha.
- Leia e aceite os termos de uso.
- Cadastre pessoas de confiança que poderão ajudar na hora de bloquear o aparelho.
- Registre o telefone no seu CPF.
- Em caso de perda, roubo ou furto, registre a ocorrência pelo app ou site informando os detalhes do acontecimento.
Verifique se um celular é roubado
Com o app Celular Seguro, você pode consultar se um aparelho possui restrição informando o número do IMEI (15 dígitos) ou lendo o código de barras do dispositivo.
Para saber o IMEI no seu celular, digite *#06# no teclado de chamadas.
Se o aparelho não estiver bloqueado, a consulta indicará que ele está liberado para uso.