26.5 C
Brasília
terça-feira, 19/08/2025

Após conversar com Lula, Putin considera positiva reunião com Trump

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
27.3 °
26.5 °
25 %
4.6kmh
0 %
ter
27 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
30 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma ligação telefônica na manhã desta segunda-feira (18/8) para o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A conversa aconteceu poucos dias após o encontro entre o líder russo e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca.

De acordo com o Palácio do Planalto, a ligação teve duração de aproximadamente 30 minutos. Putin qualificou como “positiva” o encontro com o republicano. Conforme informado pelo Metrópoles, a reunião entre Trump e Putin não resultou em um acordo sobre a trégua no conflito na Ucrânia.

Nesta segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos discutirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outros líderes europeus alternativas para encerrar a guerra.

Segundo a nota oficial do governo brasileiro, Putin também reconheceu o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz que, em colaboração com a China, busca uma solução para o conflito na Europa Oriental.

O presidente Lula expressou gratidão pela ligação e reafirmou o compromisso do Brasil com todas as iniciativas que visam uma resolução pacífica da controvérsia entre Rússia e Ucrânia. Ele também desejou sucesso nas negociações que continuam em andamento, conforme diz o comunicado do Planalto.

Veja Também