28.5 C
Brasília
quinta-feira, 25/12/2025

Após cirurgia, Bolsonaro continua tratamento para soluços

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
29.2 °
28.5 °
45 %
6.2kmh
40 %
qui
29 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
31 °
seg
30 °

Em Brasília

A equipe médica responsável pelo cuidado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou, na tarde desta quinta-feira (25/12), um boletim médico com as atualizações sobre seu estado de saúde após a cirurgia para correção de hérnia inguinal.

Segundo o boletim, a cirurgia transcorreu conforme o planejado e sem complicações. No entanto, Bolsonaro permanecerá em tratamento pós-operatório, que inclui controle da dor, fisioterapia motora e medidas para prevenir trombose venosa.

O documento destaca que o ex-presidente está passando por um ajuste no tratamento clínico dos soluços e que a necessidade de um procedimento intervencionista será avaliada nos próximos dias.

Detalhes da cirurgia

As hérnias inguinais acontecem quando parte do intestino ou outro tecido interno se projeta através de uma área enfraquecida dos músculos do abdômen, formando um nódulo que pode provocar dor e desconforto. O objetivo da cirurgia é recolocar esse tecido para dentro da parede abdominal.

No caso de Bolsonaro, essa protuberância foi localizada na região da virilha. A operação pode ser feita por videolaparoscopia, utilizando pequenas incisões, ou por uma incisão maior, dependendo do caso.

Em todas as situações, é usada anestesia geral. Os médicos colocam uma espécie de tela sintética para reforçar a região afetada, impedindo que a hérnia volte a ocorrer.

Segurança e acompanhamento

Bolsonaro deu entrada no Hospital DF Star na manhã de quarta-feira (24/12), com um esquema rigoroso de segurança. Desde que foi preso, em 22 de novembro, esta foi a primeira vez que ele deixou a Superintendência da Polícia Federal.

Por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o quarto em que está internado conta com vigilância 24 horas feita por dois agentes da Polícia Federal. Equipes de segurança também permanecem em prontidão dentro e fora do hospital.

Veja Também