23.5 C
Brasília
sábado, 13/12/2025

Apagão em São Paulo causa prejuízo de 100 milhões para restaurantes e hotéis

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
23.5 °
20.6 °
78 %
1.5kmh
0 %
sáb
28 °
dom
26 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
19 °

Em Brasília

São Paulo, SP (Folhapress)

O apagão causado por uma tempestade na última quarta-feira (10) em São Paulo resultou em perdas estimadas em R$ 100 milhões para os setores de restaurantes e hospedagem.

Segundo a Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo), cerca de 5.000 estabelecimentos foram afetados pela ausência de energia elétrica nas regiões da capital paulista, ABC Paulista, Osasco, Itapecerica da Serra e parte do interior do estado.

As perdas não se limitaram ao fechamento de estabelecimentos, mas também incluem danos a equipamentos, alimentos perdidos e a fuga de clientes.

A entidade, que representa aproximadamente 500 mil empresas e mais de 20 sindicatos patronais, alerta que os prejuízos, especialmente nesta época de fim de ano, férias escolares e eventos de Natal, podem alcançar R$ 100 milhões.

Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp, criticou a distribuidora de energia Enel, destacando que essa é a sétima interrupção de energia em menos de dois anos. Ele ressaltou a dificuldade enfrentada pelos empresários, poucos dos quais possuem geradores ou conseguem realocar produtos a tempo de evitar perdas alimentares.

“Estamos perto de um fim de semana que normalmente gera alta lucratividade para muitos negócios, mas para milhares será de portas fechadas”, disse o diretor.

A Fhoresp recomenda que os empresários afetados coletem evidências dos prejuízos para buscar ressarcimento judicial por perdas de faturamento, mercadorias e equipamentos danificados.

Mais de 685 mil residências ainda estavam sem energia na região metropolitana de São Paulo às 19h32 de sexta-feira (12), sendo 478 mil apenas na capital, após a passagem de um ciclone extratropical. A Enel não respondeu sobre previsão de retorno do serviço.

A empresa passou a classificar esses casos como de “alta complexidade” e não informa prazos para a solução.

Em comunicado na manhã de sexta-feira, a Enel afirmou que o evento climático causou grandes danos à infraestrutura elétrica em diversas áreas e que mobilizou cerca de 1.600 equipes para acelerar a recuperação do sistema.

Veja Também