A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de um lote falso do Gel Lubrificante Íntimo K-Med 2 em 1, produzido por fabricante desconhecido. A ação, anunciada na quarta-feira, 13 de agosto, envolve apenas o lote L2407415, proibindo seu armazenamento, comércio, distribuição, publicidade e uso.
A decisão foi motivada após a empresa legítima, detentora do registro, identificar um produto semelhante ao seu, também do lote L2407415, sendo vendido no site da Shopee. O item falsificado apresenta datas de fabricação e validade discrepantes em relação ao original.
O lote legítimo do lubrificante íntimo foi fabricado em 03/2023, com validade até 03/2026. Portanto, unidades do lote L2407415 com datas diferentes são consideradas irregulares e não devem ser utilizadas sob hipótese alguma. Como se trata de produto falsificado, não existe garantia quanto ao seu conteúdo, procedência ou qualidade.
A vigilância sanitária reforça a importância de adquirir produtos somente por canais confiáveis para evitar riscos à saúde.