24.5 C
Brasília
terça-feira, 23/12/2025

Anvisa proíbe venda de remédios da Needs e Bwell pela Raia Drogasil

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
20.6 °
53 %
3.6kmh
40 %
qua
26 °
qui
28 °
sex
29 °
sáb
31 °
dom
22 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na última terça-feira, 23, a venda e a divulgação de remédios das marcas Bwell e Needs, que pertencem ao grupo RD Saúde, dono das redes de farmácias Raia e Drogasil.

A decisão foi tomada porque a empresa não possui autorização para fabricar medicamentos, o que faz com que a proibição valha para todos os seus remédios, sem exceção. Já o grupo RD Saúde garante que os produtos são registrados na Anvisa e informou que vai recorrer da decisão.

A proibição não afeta somente os sites dessas farmácias, mas também qualquer pessoa ou empresa que comercialize ou divulgue os medicamentos dessas marcas.

Produtos cosméticos continuam liberados

Muitas pessoas nas redes sociais ficaram preocupadas com outros produtos das marcas, como cosméticos e suplementos. Porém, a proibição só vale para medicamentos, então itens como protetores solares, curativos e produtos de beleza não foram afetados.

Quanto aos suplementos e vitaminas, a restrição pode variar conforme a classificação que recebem na Anvisa.

Foi verificado que, entre 11 vitaminas da Needs disponíveis no site da Drogasil, somente cinco trazem um aviso claro de que não são remédios. As outras, exceto o Polivitamínico Needs Vita A-Z, incluem um alerta do Ministério da Saúde sobre a falta de comprovação científica de que previnem, tratam ou curam doenças.

Manifestação oficial

Em comunicado, a RD Saúde afirmou que não é uma fabricante direta dos remédios.

“Os medicamentos das marcas Bwell e Needs são produzidos por indústrias farmacêuticas que têm licença e autorização da Anvisa, cumprindo todas as normas necessárias. Os produtos dessas duas marcas estão devidamente registrados na agência reguladora”, declarou a empresa.

A companhia também informou que vai apresentar um recurso administrativo à Anvisa, detalhando seus processos.

Estadão Conteúdo

Veja Também