26.5 C
Brasília
sexta-feira, 16/01/2026

Anvisa proíbe glitter e folhas de ouro para comer

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
28.4 °
26.5 °
47 %
3.6kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
21 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou a proibição imediata da venda e uso de glitters e folhas de ouro que eram utilizados para decorar alimentos, após descobrir que esses produtos continham plástico em sua composição. Mesmo sendo vendidos como comestíveis, esses itens possuem substâncias proibidas para consumo.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União em 16 de janeiro, afeta todos os lotes do produto Pó/Brilho (glitter) em várias cores, além das Folhas de Ouro para decoração da marca Morello, fabricados pela empresa 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda.

Entendendo a decisão

De acordo com a Anvisa, testes mostraram que esses produtos têm material plástico, o que é contra as leis sanitárias brasileiras. Apesar disso, eles eram promovidos e vendidos como próprios para consumo, inclusive em redes sociais e sites de venda online.

É proibido usar esses materiais diretamente em alimentos, conforme normas de segurança alimentar no Brasil desde 1969, quando foi determinada a proibição do consumo de plástico.

Assim, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, venda, distribuição, publicidade e uso dessas mercadorias, além de exigir a retirada imediata de todo o estoque disponível no mercado.

Orientações para os consumidores

A Anvisa recomenda que as pessoas não usem os produtos suspensos na preparação de alimentos. É importante parar de usar esses itens e seguir as instruções para descarte ou devolução dadas pelos locais onde foram comprados.

A agência alerta que produtos feitos apenas para decoração não são necessariamente próprios para serem consumidos. No setor de confeitaria, só podem ser ingeridos produtos que tenham autorização sanitária oficial. Em caso de dúvida, é fundamental verificar se o produto é aprovado antes de usar em alimentos.

Veja Também