20.5 C
Brasília
sexta-feira, 12/12/2025

Anvisa proíbe duas substâncias em produtos para unhas

Brasília
céu limpo
20.5 ° C
20.5 °
18.1 °
89 %
1kmh
0 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
24 °
seg
20 °
ter
21 °

Em Brasília

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma nova regra que veda o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Esses compostos são o TPO, também chamado de óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina, e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Eles podem estar presentes em produtos usados para unhas artificiais em gel ou esmaltes em gel que precisam de luz ultravioleta (UV) ou LED para cura.

A decisão da Anvisa visa proteger a saúde dos consumidores e dos profissionais que manipulam esses produtos.

Estudos internacionais indicam que o DMPT pode causar câncer em humanos, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução e pode afetar a fertilidade. A medida coloca o Brasil em conformidade com os padrões de segurança da União Europeia, que também proibiu essas substâncias.

Prazos para retirada

  • Imediato: desde a publicação da resolução, está proibida a fabricação, importação e registro de novos produtos contendo TPO ou DMPT.
  • Comércio: as empresas têm 90 dias para cessar a venda e uso dos produtos já existentes no mercado. Após esse período, todos os registros desses produtos serão cancelados, e as empresas devem recolher os itens disponíveis em lojas e distribuidores.

Veja Também