20.5 C
Brasília
terça-feira, 03/02/2026

Anvisa para venda de leite condensado La Vaquita e recolhe suplementos perigosos

Brasília
trovoada com chuva forte
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
94 %
4.1kmh
75 %
ter
22 °
qua
24 °
qui
22 °
sex
26 °
sáb
25 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta segunda-feira (2) bloquear a venda do leite condensado semidesnatado da marca La Vaquita. Isso aconteceu porque em testes laboratoriais foi encontrada a presença de bactérias que podem causar problemas de saúde, como intoxicação alimentar.

O lote do leite condensado falhou em testes que detectam bactérias chamadas Estafilococos Coagulase Positiva, feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels. Esse tipo de bactéria pode ser perigoso para quem consome o produto.

Inicialmente, a Anvisa acreditava que o leite condensado era fabricado pela empresa Apti Alimentos, mas a empresa fez um comunicado oficial dizendo que não produz esse produto e que houve um erro de identificação pela agência.

Além do leite, a Anvisa também recolheu dois suplementos, chamados Glicojax e Durasil, pois eles têm origem desconhecida e são divulgados com informações falsas, sem comprovação científica.

O suplemento Glicojax é promovido como se ajudasse no controle da glicose no sangue, coração e diabetes, mas não há estudos que comprovem esses efeitos. Já o Durasil, vendido em gotas, alega ajudar a diminuir dores e melhorar a potência sexual, mas o fabricante é desconhecido.

Mesmo com essas medidas da Anvisa, suplementos como esses ainda são vendidos em sites de comércio eletrônico, como Shopee e Mercado Livre. A Agência Brasil tentou contato com essas empresas para saber a posição delas e aguarda respostas.

*Informações fornecidas pela Agência Brasil

Veja Também