A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na quinta-feira, 27 de novembro, a suspensão e recolhimento de vários lotes de sabão líquido para roupas por motivo de contaminação microbiológica. Foi proibida a fabricação, distribuição, comercialização e publicidade desses produtos após a detecção da bactéria Pseudomonas.
A análise interna da fabricante Química Amparo Ltda., responsável pela marca Ypê, revelou a contaminação. Os lotes afetados são dos produtos Lava Roupas Líquido Ypê Express, Tixan Ypê e Ypê Power.
De acordo com a Anvisa, a comercialização desses itens permanece suspensa até que a empresa comprove a ausência de contaminação.
Além disso, foi ordenado o recolhimento de todos os lotes do produto Smart Hair Micro-Smart GR, produzido pela Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda. Apesar de registrado como cosmético, o produto estava sendo vendido em desacordo com as normas vigentes.
Segundo a Anvisa, o produto possui características que levam o consumidor a utilizá-lo de maneira invasiva, ultrapassando a camada superficial da pele e dos cabelos, configurando irregularidade.
As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União.
