SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso do medicamento Mounjaro para tratar a apneia do sono em adultos que têm obesidade. Essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
A apneia do sono é uma doença que acontece quando os músculos da garganta ficam muito apertados enquanto a pessoa dorme, causando pausas na respiração. Isso pode fazer a pessoa roncar muito e acordar de repente, com sensação de falta de ar.
Se a apneia do sono não for tratada, ela pode aumentar o risco de problemas sérios de saúde, como pressão alta, diabetes tipo 2, ataque cardíaco e derrame.
Estudos anteriores já mostraram que o remédio tirzepatida, que é o mesmo tipo do Mounjaro, ajuda bastante a melhorar os sintomas da apneia do sono em quem tem obesidade.
O Mounjaro já havia sido aprovado este ano pela Anvisa para tratar pessoas com diabetes tipo 2 que também têm sobrepeso ou obesidade.
No Brasil, já existem três tipos de injeções aprovadas para tratar obesidade e diabetes tipo 2: liraglutida (aplicada diariamente), semaglutida e tirzepatida (aplicadas semanalmente). Esses medicamentos são vendidos com diferentes nomes, como Saxenda, Olire, Wegovy, Ozempic e Mounjaro.