21.5 C
Brasília
segunda-feira, 12/01/2026

Anvisa libera lenacapavir para prevenção do HIV em jovens e adultos

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
18.7 °
80 %
1kmh
0 %
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
28 °
sáb
21 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 12 de janeiro, o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenir a infecção pelo HIV-1 em pessoas que ainda não têm o vírus, mas correm risco de contágio. Essa prevenção é chamada de PrEP (profilaxia pré-exposição) e é indicada para adolescentes a partir de 12 anos e adultos que pesem no mínimo 35 kg, desde que tenham teste negativo para HIV antes de começar o tratamento.

O Sunlenca é um remédio antirretroviral moderno que bloqueia várias fases do vírus HIV-1, impedindo que ele se multiplique no organismo. Ele pode ser aplicado de duas formas: uma injeção sob a pele, que é dada uma vez a cada seis meses, e um comprimido para o começo do tratamento. Essa opção semestral facilita que as pessoas sigam o tratamento, superando as dificuldades dos medicamentos diários.

A PrEP integra um conjunto de medidas para evitar o HIV, que inclui teste regular, uso de preservativos, medicamentos antirretrovirais, profilaxia após possível exposição e cuidados especiais para gestantes com HIV. Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o lenacapavir como uma nova alternativa para prevenção, sendo a melhor opção depois da vacina.

Ensaios clínicos, como os estudos PURPOSE 1 e PURPOSE 2, mostraram que o medicamento é muito eficaz: reduziu completamente (100%) os casos em mulheres cisgênero; teve eficácia de 96% comparado à taxa inicial; e foi 89% mais eficiente que o uso diário da PrEP oral. Esses resultados indicam que as pessoas conseguem seguir bem o tratamento semestral.

Apesar da aprovação pela Anvisa, a definição do preço do Sunlenca ainda depende da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A entrada desse medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e pelo Ministério da Saúde.

Informações fornecidas pelo governo Federal

Veja Também