25.5 C
Brasília
quarta-feira, 21/01/2026

Anvisa bloqueia venda de canetas para emagrecer sem autorização

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
61 %
5.1kmh
75 %
qua
26 °
qui
22 °
sex
22 °
sáb
24 °
dom
20 °

Em Brasília

UOL/FOLHAPRESS

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda e mandou recolher medicamentos injetáveis chamados de “canetas para emagrecer do Paraguai” que não possuem registro oficial no Brasil.

A decisão vale para os remédios com tirzepatida das marcas Synedica e TG, além da retatrutida, independente da marca. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União em 21 de setembro.

Esses medicamentos estão sendo vendidos sem autorização da Anvisa. A agência ordenou a apreensão dos produtos e proibiu a venda, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso dessas substâncias.

A agência alerta que o material estava sendo divulgado por perfis no Instagram. “As ações de fiscalização valem para qualquer pessoa física ou empresa, bem como meios de comunicação que vendam ou promovam esses produtos”, conforme o texto publicado no Diário Oficial.

No Brasil, o único remédio com tirzepatida aprovado pela Anvisa é o Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly. Inicialmente, em 2023, ele foi aprovado para tratar diabetes. Em junho de 2025, o uso foi ampliado para ajudar no tratamento da obesidade e excesso de peso com outras doenças associadas. Ele só pode ser vendido em farmácias autorizadas e com receita médica.

Quanto à retatrudida, também da Eli Lilly, ainda está em fase experimental e não foi autorizada em nenhum país. Este medicamento mostrou resultados inéditos, promovendo uma grande perda de peso e diminuindo dores no joelho causadas por osteoartrite. Apesar dos resultados promissores, o remédio ainda está sendo avaliado quanto à sua segurança e eficácia, e nem começou o processo formal de aprovação pelas agências reguladoras.

Veja Também