A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda do azeite de oliva da marca Los Nobles em todo o Brasil. A decisão foi divulgada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16) e veta a comercialização, distribuição, importação, publicidade e uso desse produto.
A Anvisa informou que o azeite é de origem ilegal, não tem autorização da agência nem registro na Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (Anmat), que é o órgão oficial da Argentina responsável pela qualidade e segurança de medicamentos, alimentos e equipamentos médicos.
Suplemento para emagrecer
A agência também proibiu a venda de um suplemento alimentar chamado Zempyc Natural, que promete ajudar na perda de peso. Esse produto está sendo vendido em sites, redes sociais e outras plataformas, mas sua origem e composição são desconhecidas.
Segundo a Anvisa, o produto usa um nome irregular e é anunciado com propagandas enganosas que garantem queima de gordura, diminuição do apetite e aumento da energia e disposição.
A agência ressaltou que no rótulo do suplemento aparece o nome de uma empresa farmacêutica que, quando consultada, afirmou não ter nenhum produto chamado Zempyc em seus registros.