22.1 C
Brasília
sexta-feira, 10/04/2026

Anvisa barra produtos da Capsul Brasil por perigo à saúde

Brasília
nuvens dispersas
22.1 ° C
22.1 °
22.1 °
86 %
1.7kmh
25 %
sex
26 °
sáb
25 °
dom
24 °
seg
25 °
ter
25 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu apreender todos os produtos alimentícios feitos pela empresa Capsul Brasil Indústria e Comércio S.A., que fica em Arcos, Minas Gerais. Uma nova regra, a Resolução RE 1.361/2026, publicada em 8 de abril de 2026, proibiu a fabricação, venda, distribuição, propaganda e uso de todos os produtos da empresa.

A empresa e seus locais de produção sem autorização já estavam fechados desde 25 de março, quando começou a operação chamada “Casa de Farinha”. Essa ação foi feita em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais e a Vigilância Sanitária do estado, nos municípios de Arcos e regiões próximas, onde funcionavam instalações clandestinas da empresa.

Esse esquema ilegal de produzir suplementos alimentares causava sérios riscos para a saúde dos consumidores e também envolvia fraudes fiscais que somavam bilhões. Durante a operação, foram encontrados muitos problemas sanitários no processo de fabricação e nos locais onde esses produtos, especialmente suplementos alimentares, eram produzidos em grande quantidade, sendo vendidos com promessas falsas de cura para problemas de saúde.

Veja Também