26.5 C
Brasília
domingo, 29/03/2026

Anvisa alerta sobre risco de inflamação no pâncreas pelo uso errado de canetas para emagrecimento

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
47 %
4.6kmh
75 %
dom
25 °
seg
25 °
ter
25 °
qua
25 °
qui
24 °

Em Brasília

A Anvisa, agência que cuida da segurança dos medicamentos, avisou sobre o perigo de inflamação no pâncreas ao usar de forma errada medicamentos para obesidade que vêm em canetas, como a dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida. Esse risco já está informado nas bulas, mas as notificações de casos aumentaram no Brasil e no mundo, pedindo mais cuidado.

Mesmo com esse alerta, a Anvisa diz que os benefícios desses medicamentos são maiores que os riscos, desde que usados conforme as orientações médicas. Quem usa deve procurar o médico rápido se sentir dor forte e constante na barriga, que pode ir para as costas, acompanhada de náuseas e vômitos, pois podem ser sinais de inflamação no pâncreas.

Se houver suspeita, o médico deve parar o uso imediato do medicamento e, se confirmado o problema, não voltar a usar. A Anvisa pede que os casos adversos sejam notificados para acompanhar a segurança desses remédios, que estão no país há pouco mais de cinco anos.

A agência destaca que o monitoramento é importante por causa do risco de inflamações graves, que podem ser fatais. Entre 2007 e 2025, a agência reguladora do Reino Unido registrou mais de mil casos, incluindo mortes. No Brasil, desde 2020, também houve registros de casos e mortes suspeitas.

Por isso, a Anvisa decidiu em 2025 que as farmácias devem guardar a receita para vender esses medicamentos, para evitar o uso errado, como acontece com antibióticos. A receita vale por 90 dias.

A agência reforça que o uso sem prescrição, especialmente para emagrecer sem necessidade clínica, aumenta muito o risco de efeitos graves e dificulta a identificação rápida do problema.

Nos últimos anos, a Anvisa já tinha alertado para outros riscos desses medicamentos, mostrando que acompanha de perto a segurança deles.

Recomendações para quem usa

  • Não usar esses medicamentos sem receita e acompanhamento médico.
  • Ir ao médico imediatamente se sentir dor forte na barriga que vai para as costas, com náuseas e vômitos.
  • Se teve inflamação no pâncreas, nunca voltar a usar o medicamento.
  • Comprar os remédios somente em locais confiáveis.
  • Informar qualquer reação ruim ao sistema de vigilância da Anvisa.

Recomendações para os profissionais de saúde

  • Ficar atentos ao risco de inflamação no pâncreas em pacientes que usam esses medicamentos.
  • Orientar os pacientes a procurarem ajuda médica ao sentirem dor abdominal forte com sintomas associados.
  • Parar o tratamento se houver suspeita da doença.
  • Não reiniciar o uso em casos confirmados.
  • Usar com cuidado em pacientes que já tiveram inflamação no pâncreas.
  • Notificar qualquer reação adversa.

Sem pânico

Especialistas consultados afirmam que a inflamação no pâncreas é um efeito raro desses medicamentos. Carlos Eduardo Couri, endocrinologista da USP, diz que entre milhões de usuários, poucos tiveram essa reação, e casos graves são ainda mais raros.

Elaine Dias, endocrinologista, reforça que os benefícios para o coração e metabolismo superam os riscos, que são incomuns ou muito raros. Ela tranquiliza dizendo que os pacientes não precisam se preocupar excessivamente.

Bruno Halpern, vice-presidente da Abeso, lembra que esses remédios estão se tornando populares e que muita gente usa sem indicação médica, o que pode ser perigoso. Ele destaca que, apesar de bons, esses medicamentos têm riscos e efeitos colaterais, e devem ser usados com prescrição e orientação médica.

Essas recomendações são importantes para garantir o uso seguro e eficaz desses tratamentos para obesidade.

Estadão Conteúdo

Veja Também