A empresa americana de inteligência artificial Anthropic, conhecida por seu modelo Claude que concorre com o ChatGPT, anunciou nesta quinta-feira (23) um acordo para aumentar o uso da computação em nuvem da Google e seus chips de inteligência artificial.
A Anthropic informou que planeja expandir o uso das tecnologias do Google Cloud, incluindo até 1 milhão de TPUs, que são circuitos feitos especialmente pelo Google.
De acordo com a empresa, esse crescimento pode representar investimentos de dezenas de bilhões de dólares e permitirá ter mais de 1 gigawatt de capacidade funcionando até o final de 2026, o que é comparável à energia gerada por um reator nuclear.
No início de setembro, a Anthropic revelou que triplicou seu valor em seis meses, atingindo 183 bilhões de dólares (aproximadamente 985 bilhões de reais), e conta atualmente com 300 mil clientes.
Com sede em San Francisco, a empresa destacou que suas grandes contas, que geram mais de 100 mil dólares anuais, cresceram quase sete vezes, embora não tenha divulgado números exatos.
Os investimentos significativos no setor são muito maiores do que a receita das empresas que criam os principais modelos de inteligência artificial generativa.
© Agence France-Presse
