Segundo o regime, a medida segue até o final de semana e responde a uma “conspiração internacional”
O regime da Venezuela fechou a fronteira do país com a Colômbia, nesta sexta-feira (10/1). A medida se deu horas antes da cerimônia de posse de Nicolás Maduro, que exercerá o seu terceiro mandato. A oposição denuncia o mandato como fraude.
De acordo com Freddy Bernal, governador do estado venezuelano de Táchira — com o qual a Colômbia faz divisa—, a medida se devia a uma “conspiração internacional para perturbar a paz dos venezuelanos”. Ele acrescentou que o fechamento segue até as 5h do horário local (6h em Brasília) de segunda-feira (13/1).
“Temos informações de uma conspiração internacional para perturbar a paz dos venezuelanos (…) Vamos determinar, por instruções do presidente Nicolás Maduro, o fechamento da fronteira com a Colômbia a partir das 5h (6h em Brasília) da manhã de hoje até as 5h (locais) da manhã de segunda-feira”, diz o comunicado do governador.
A posse ocorre de Maduro e sua vice, Delcy Rodríguez, ocorre nesta sexta-feira e deve começar ao meio-dia (13h em Brasília). A solenidade vai acontecer no Parlamento, onde o governo tem maioria absoluta.