FOLHAPRESS
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) lançou pela primeira vez informações públicas sobre a qualidade dos hospitais privados. Esses dados estão disponíveis em uma plataforma online onde qualquer pessoa pode consultar.
A plataforma mostra dados de 2024 para cada hospital e informa quais hospitais enviaram todos os dados durante o ano. A participação é voluntária e atualmente 270 hospitais de qualidade reconhecida fazem parte do programa.
O projeto começou em 2022 e tem como objetivo aumentar a transparência e incentivar a melhoria dos serviços hospitalares.
No Brasil, existem cerca de 415 hospitais que poderiam participar. Em 2024, 216 hospitais se inscreveram, 124 enviaram pelo menos um dado e 48 enviaram todas as informações exigidas.
O programa avalia 14 itens importantes, como:
- percentual de partos normais;
- readmissões em até 30 dias após a alta;
- parada cardíaca em setores de internação;
- taxa de mortes dentro do hospital;
- tempo médio de internação;
- tempo médio de permanência na emergência;
- tempo de espera para o primeiro atendimento na emergência;
- uso correto de antibióticos preventivos;
- infecção no local de cirurgia;
- infecção relacionada ao uso de catéter em UTI;
- infecção urinária ligada ao catéter em UTI;
- uso de profilaxia para prevenir trombose;
- quedas com lesão;
- eventos graves que devem ser evitados.
De acordo com a ANS, os resultados consideram hospitais que enviaram dados todos os meses de 2024. Aqueles que enviaram todas as informações têm seus resultados comparados com hospitais de mesma complexidade e com hospitais considerados de excelência pelo Ministério da Saúde.
A agência investiu em treinamentos, eventos e visitas técnicas para garantir a qualidade dos dados, além de auditorias em hospitais que enviaram todos os dados de 2024.

