Uma operação feita em novembro de 2025 pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) investigou o mercado de combustíveis no Brasil. A ação focou em denúncias recebidas e inspecionou 485 postos de gasolina em 18 estados, além de 16 revendas de gás de cozinha (GLP), 11 transportadores e diversos outros estabelecimentos, como usinas de etanol e biodiesel, e postos de combustíveis para barcos e aviões.
Como resultado, foram aplicadas 116 multas, 37 postos foram fechados temporariamente, e apreendidos 103,9 mil litros de combustíveis, 5,5 mil litros de óleo lubrificante e 345 botijões de GLP. Esses números mostram o problema de confiança que afeta o mercado: os consumidores correm o risco de comprar combustível adulterado, com qualidade ruim, ou serem enganados na quantidade ou no pagamento de impostos.
Julio Sattamini, vice-presidente de Marketing da Ipiranga, alerta que várias empresas utilizam métodos ilegais que prejudicam os consumidores e favorecem o crime organizado, como o contrabando e o tráfico de drogas.
Para se proteger, Sattamini recomenda abastecer em postos de marcas respeitadas e confiáveis. Ele destaca que a Ipiranga, com 88 anos de mercado, mantém seu compromisso com a qualidade e é reconhecida pela confiança dos clientes.
Ações da Ipiranga
A empresa adota medidas para garantir a qualidade em seus cerca de 6 mil postos, o que representa um quinto do mercado brasileiro. Os caminhões que transportam o combustível possuem câmeras que monitoram todo o trajeto, e as imagens são analisadas por inteligência artificial para identificar possíveis fraudes.
Anualmente, mais de 50 mil inspeções são realizadas para garantir o bom funcionamento dos postos, que no ano passado venderam 23,6 bilhões de litros. A qualidade do combustível é testada constantemente com equipamentos simples, e casos de irregularidade podem levar a notificações ou até encerramento de contratos.
A confiança da marca é reforçada pelo lançamento de novos produtos, como a linha Ipimax, que melhora o desempenho dos combustíveis e já representa 15% das vendas da Ipiranga.
Além do combustível de qualidade, a rede oferece serviços para maior conforto dos clientes, como o programa de fidelidade Km de Vantagens, quase 1.100 unidades Jet Oil para troca de óleo, e cerca de 1.500 lojas de conveniência AmPm, que é a maior rede de padarias do país.
Assim, a Ipiranga segue próxima dos clientes e continua seu crescimento para celebrar seu centenário no futuro próximo.
Estadão Conteúdo.
