São Paulo, 08 – A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) começou a acompanhar mais de perto o mercado para avaliar a possibilidade de descontinuar os óleos diesel S-500 e S-1800. Estes tipos de diesel estão sendo gradualmente substituídos pelo diesel S10, que possui baixo teor de enxofre.
A decisão foi tomada após um estudo detalhado que avaliou a necessidade de ações regulatórias para acelerar essa mudança.
De acordo com o estudo da Agência, o diesel S10, introduzido em 2012, já representa quase 70% do consumo nacional, enquanto o diesel S500 responde por cerca de 30%, principalmente em regiões Norte e áreas remotas. A ANP entendeu que o melhor caminho é continuar monitorando o mercado e avaliar indicadores regionais para que a transição aconteça naturalmente, visto que a troca do S500 pelo S10 tem sido constante nos últimos anos.
A substituição gradual do S500 pelo S10 ocorre principalmente devido à renovação da frota de caminhões e ônibus, que estão mais modernos, e aos investimentos para aumentar a produção do diesel com menor teor de enxofre.
A interrupção do uso do diesel S500 poderia acelerar os benefícios para o meio ambiente, mas também pode trazer desafios econômicos e logísticos, como aumento no preço final do combustível e maior dependência de importações.
Em relação ao diesel S1800, que tem uma participação muito pequena, menor que 0,2%, a tendência é que ele desapareça ainda mais rápido e naturalmente, segundo a ANP.
Este estudo está alinhado com a Resolução ANP nº 968 de 2024, que define as especificações para os óleos diesel S10 e S500 e determina que a Agência crie, junto com os agentes econômicos envolvidos, um plano e cronograma para a descontinuidade do S500 e S1800.
Estadão Conteúdo