A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou nesta segunda-feira, 26, que não houve rompimento, colapso ou qualquer dano nas barragens ou pilhas de mineração no Complexo Mina de Fábrica da Vale S.A., localizado entre os municípios de Congonhas e Ouro Preto, em Minas Gerais.
A mineradora confirmou no domingo, 25, o vazamento de água com sedimentos de uma cava da mina de Fábrica. A CSN também informou que esse evento causou o alagamento em áreas da unidade Pires, em Ouro Preto, que pertence à CSN Mineração.
De acordo com a ANM, o incidente está relacionado com infraestruturas presentes na operação, mas não há falhas em estruturas consideradas barragens ou pilhas de mineração.
As equipes técnicas da Agência estão no local monitorando a situação, avaliando o funcionamento das estruturas e as ações tomadas pela empresa. Até o momento, não há relatos de danos a pessoas ou comunidades próximas.
A ANM ressaltou que a investigação para determinar responsabilidades faz parte do processo regulatório e que sanções serão aplicadas caso sejam encontradas irregularidades, conforme a legislação vigente.
Estadão Conteúdo.
