A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu retirar o maior lote do leilão de sistemas isolados que estava previsto para acontecer na próxima sexta-feira, 26. Essa decisão veio após um pedido do Ministério de Minas e Energia (MME). O ministério explicou que pediu a retirada porque há dúvidas sobre como será calculada a tarifa para transporte e incertezas sobre os preços futuros do transporte do gás natural.
O MME também destacou que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está realizando uma consulta pública para definir regras para o cálculo dessas tarifas de transporte. Isso deve ajudar a prever melhor os custos, segundo o ministério.
Foi retirado o Lote 2, que corresponde à região do Amazonas, com oferta prevista de 48,253 MW, correspondendo a 29 formas de fornecimento. As garantias financeiras apresentadas pelas empresas interessadas nesse lote serão devolvidas.
O diretor Fernando Mosna chamou essa decisão de “surpreendente”. Ele explicou que normalmente não seria fácil simplesmente retirar lotes sem uma condição clara e que, se dependesse do julgamento do colegiado da Aneel, a decisão teria sido de manter o lote no leilão.
