A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aumentou a previsão de reajuste nas tarifas de energia para 2025. Essa informação foi divulgada na segunda edição do boletim InfoTarifa, publicada nesta segunda-feira (11/8). O índice previsto subiu de 3,5% para 6,3%.
Este percentual de 6,3% é maior que as expectativas da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que está em 5,1%, e maior que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP – M).
O InfoTarifa é uma publicação trimestral da Aneel, lançada em abril deste ano, que apresenta uma análise histórica dos preços de energia e os principais fatores que influenciam seus valores.
A Aneel destaca que o aumento na projeção do reajuste das contas de energia está ligado principalmente ao valor da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que foi aprovado em um montante superior ao previsto inicialmente, totalizando R$ 8,6 bilhões. Essa conta é um fundo que financia políticas públicas para garantir o acesso ao serviço de energia.
Bandeira vermelha
A atualização da previsão para 6,3% de reajuste está associada à aplicação da bandeira vermelha no patamar 2, que é a faixa com o maior custo extra. Quando essa bandeira está ativa, a conta de luz sofre um aumento de R$ 7,87 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.
De acordo com o boletim InfoTarifa mais recente, existe a possibilidade de a bandeira tarifária voltar a ser verde em dezembro deste ano, o que eliminaria a cobrança adicional na fatura de energia.