Brasília, 09 – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira, 09, abrir uma consulta pública para discutir a implantação automática da chamada Tarifa Branca para consumidores de baixa tensão. Esse grupo inclui residências, áreas rurais, comércios, indústrias e outros consumidores com consumo mensal igual ou superior a 1 MWh (Megawatt-hora).
A Tarifa Branca é um modelo de cobrança que varia o preço da energia conforme o horário do dia e o dia da semana. Em dias úteis, o valor muda entre três períodos: ponta, intermediário e fora de ponta. Nos finais de semana e feriados, todas as horas são consideradas fora de ponta, com custo menor.
A consulta pública acontecerá entre 10 de dezembro de 2025 e 9 de março de 2026. Também será avaliado o impacto e a viabilidade da migração automática para a Tarifa Branca para consumidores que utilizam Micro e Minigeração Distribuída (MMGD).
Essa iniciativa visa possibilitar que mais consumidores possam se beneficiar da economia proporcionada pela Tarifa Branca de forma prática e automática.

