15.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Aneel anuncia bandeira vermelha 2 para agosto

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
12.8 °
74 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
22 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária para o mês de agosto será vermelha no patamar 2, o que significa um custo extra de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Esta é a primeira vez que esse nível de cobrança é aplicado desde outubro de 2024.

Ainda segundo a agência, a pouca água nos reservatórios das hidrelétricas em todo o Brasil tem diminuído a energia gerada por essas usinas. Por isso, é preciso usar fontes de energia mais caras, como as termelétricas, o que eleva o custo da energia.

O aumento da conta de luz residencial em cerca de 3,01% foi o fator que mais contribuiu para o crescimento do IPCA-15 de julho, com impacto de 0,12 pontos percentuais.

Desde junho, a Aneel já aplicava a bandeira vermelha no patamar 1, cobrando um valor adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

A empresa Armor Energia, que oferece soluções para consumidores do mercado livre, já esperava essa mudança para o patamar 2 em agosto e sugere que a situação pode mudar em setembro, dependendo da situação dos reservatórios.

O dinheiro arrecadado com a cobrança extra é usado para pagar os custos adicionais da geração de energia. Desde fevereiro, as previsões de chuva pioraram. Além da falta de água, houve aumento no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que é o valor pago pela energia produzida em um determinado período.

Estadão Conteúdo

Veja Também