24.5 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

Anac lança consulta sobre licenças para pilotos de carros voadores

Brasília
nuvens dispersas
24.5 ° C
24.5 °
23.9 °
65 %
6.2kmh
40 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
27 °

Em Brasília

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou uma consulta pública para receber opiniões sobre novas regras para as licenças de pilotos de aeronaves eVTOL, conhecidas como carros voadores. A intenção é atualizar o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 61, que estabelece os requisitos para os profissionais da aviação.

A consulta ficará aberta até o dia 16 de março no Portal Brasil Participativo, buscando contribuições de pilotos, instituições de treinamento, fabricantes, operadores e especialistas. O objetivo é preparar de forma segura e progressiva o sistema de licenças no Brasil para essa nova forma de transporte aéreo.

A Anac planeja criar um treinamento específico para a habilitação desses veículos, com um período de adaptação para pilotos já licenciados em aviões e helicópteros. Isso deve permitir que eles ganhem experiência operacional sem precisar iniciar em outras categorias. A licença incluirá também uma fase supervisionada e terminará com um exame prático para comprovar as competências do piloto.

A Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) vê com otimismo a chegada dos eVTOL, considerando-a uma nova oportunidade de trabalho para seus associados, que passarão por treinamentos teóricos e práticos conforme as regras da Anac. No entanto, o diretor Carlos Perin alerta que, no futuro, esses veículos podem operar sem pilotos, eliminando a necessidade do profissional na cabine após aceitação pelo mercado.

Os eVTOL são totalmente elétricos e não utilizam combustíveis fósseis, sendo uma tecnologia ambientalmente amigável que ajuda na redução das emissões de carbono. Em 2024, a Anac já divulgou os critérios finais para a certificação desses veículos, incluindo aspectos como estrutura, controle, propulsão e baterias.

A empresa brasileira Embraer, através da sua unidade Eve Air Mobility, é uma das líderes no desenvolvimento dos eVTOL. Em dezembro passado, realizou o voo inaugural de um protótipo e anunciou recentemente um contrato para vender dois veículos para a companhia japonesa AirX, com opção para até 50 unidades e entregas previstas até 2029. O projeto recebe apoio financeiro do BNDES e da Finep.

Veja Também