24.5 C
Brasília
terça-feira, 11/11/2025




AMD prevê mercado de chips para data centers trilionário até 2030

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
24.5 °
19.8 °
65 %
2.1kmh
75 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
24 °

Em Brasília

A AMD projeta que o mercado de chips para data centers vai crescer e chegar a 1 trilhão de dólares até 2030, conforme informou a presidente-executiva da empresa, Lisa Su, nesta terça-feira.

A inteligência artificial será o principal motor desse crescimento, abrangendo CPUs, chips de rede e chips especializados em IA da AMD, segundo Lisa Su durante um evento na Nasdaq, em Nova York.

“É um mercado muito promissor,” disse Su. “O setor de data centers é, sem dúvida, a maior oportunidade de crescimento disponível.”

A AMD tem buscado ampliar suas operações em IA, enquanto a concorrente Nvidia conquista uma fatia cada vez maior no mercado de chips para data centers que está em expansão constante.

A empresa tem obtido sucesso no segmento de CPUs, ganhando participação de mercado em relação à Intel.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que o mercado de infraestrutura para IA deve crescer para entre 3 e 4 trilhões de dólares até 2030.

A próxima geração de chips de IA da AMD, chamada série MI400, está prevista para lançamento em 2026 e contará com várias versões voltadas para aplicações científicas e IA generativa. Além dos chips MI400, a AMD planeja lançar um rack completo de servidores, similar a um produto da Nvidia.

No discurso de abertura, Lisa Su destacou as recentes aquisições da AMD relacionadas à IA, incluindo a fabricante de servidores ZT Systems e várias empresas de software menores. A executiva afirmou que a AMD tem construído uma forte estratégia de fusões e aquisições.

Nos últimos meses, a AMD adquiriu startups focadas no desenvolvimento de software para IA. Na segunda-feira, anunciou a compra da MK1.

O objetivo é garantir que a AMD tenha acesso ao software e talento necessários para desenvolver suas capacidades em inteligência artificial, afirmou o diretor de estratégia, Mat Hein, em entrevista. “Continuaremos a integrar tecnologias de IA,” acrescentou.

Recentemente, a AMD previu receita acima do esperado para o quarto trimestre, impulsionada pela demanda por chips de IA. O segmento de CPUs para data centers também se beneficiou do aumento dos gastos com IA.

Em outubro, a AMD fechou um acordo plurianual com a OpenAI, criadora do ChatGPT, que deve trazer mais de 100 bilhões de dólares em receitas ao longo de quatro anos, com participação da OpenAI e outros clientes.

Como parte do acordo, a OpenAI poderá adquirir até 10% das ações da fabricante de chips.

Esse acordo representou um cliente importante para a AMD, que ainda não havia aproveitado totalmente o crescimento do mercado de IA, como fez a Nvidia.




Veja Também